17 de maio de 2009

VW TL 1971 "0Km"

Fotos Por: Pablo de Castro (Pelado) e Ricardo Filter Jr (Dj Filter)
Texto Por: Pablo de Castro (Pelado)
Vídeo Matéria: Béto Aude
Vídeo Restauração: Pedro Rebelato (Proprietário VW TL)

Derivada dos Typ 3 Alemães, a TL foi introduzida ao mercado brasileiro em 1968 tendo como base o famoso Zé do Caixão ou saboneteira como era chamado aqui no Sul. Com um motor 1600 refrigerado a ar horizontal e instalado na traseira, chegava perto dos 130km/h de velocidade final. Infelizmente com a chegada do Passat somado ao lançamento da Brasília a TL teve seu fim decretado em 1975 deixando várias pessoas apaixonadas pelo simpático carrinho.

O exemplar desta matéria teve a sorte de encontrar seu atual dono por acaso em um churrasco de família. Conversando com um amigo da família, Pedro Rebelato, ficou sabendo que o mesmo recebeu a TL por uma dívida e estava a fim de se desfazer da coitadinha. Como Pedro estava com vontade de comprar um carro, mas nunca tinha pensado em ter uma TL, não pensou duas vezes em adquirir a “Tereza Loca” do seu amigo. Logo após rebocar a viatura, Pedro a deixou aos cuidados do chapeador Paulo Cacequi. Levando um ano e meio para ficar pronta, Pedro a visitou todos os dias no chapeamento e muitas vezes quem mexeu nela foi ele mesmo. Mas o que ele queria conseguiu, um exemplar que chama muito mais atenção que qualquer Porsche, como conta, todo orgulhoso, o proprietário: “Cheguei um dia em um posto da cidade e estava um burburinho em volta de uma Porsche Cayenne, foi apenas eu estacionar ao lado para os olhares se voltarem todos à TL”.

Apenas ao vivo para entender todo o carinho que o dono tem com sua TL. Atento a todos os detalhes, Pedro não se conteve em deixar a TL 0km apenas no motor e na carroceria. Painel, bancos, forros de porta e volante foram revestidos com courvin branco, que em contraste com o painel em madeira e o carpete cinza com bordados nos remete àquela época em que muitos de nós que hoje admiramos este carro não vivemos. O motor teve seu comando trocado por um de Kombi injetada e sofreu uma leve taxada para render uns cavalinhos a mais, ficando preparado para os futuros projetos do proprietário. A suspensão dianteira foi trocada por uma de catraca com amortecedores do Chevette, fazendo com que a TL veja o chão mais de perto e dando um visual mais agressivo à caranga.

São tantos detalhes que seria impossível escrever aqui...Espero que gostem desta matéria que inaugura a área de Clássicos do
SantaMariaTuning.com.

Um Abraço e até a próxima.

Confira as fotos da TL:




Video da matéria por Beto Áude. (Você pode assistir a esse vídeo em ALTA DEFINIÇÃO DE IMAGEM clicando aqui.)


Restauração da TL (video do proprietário Pedro Rebelato):

9 comentários:

Anônimo 17 de maio de 2009 21:16  

Muito legal meninos, parabéns!! beijosss Kelli

Anônimo 18 de maio de 2009 10:06  

muito linda essa TL...vejo ela quase todos os dias na Presidente..! e me chamou atenção! linda mesmo...

...wesly!

Anônimo 18 de maio de 2009 18:21  

Porra ... ma ta zero memo!!!!

Pedro Rebelato 19 de maio de 2009 19:59  

Pedro ... Show de bola o videozinho gurizada ... paulada mesmo.

Gigica 20 de maio de 2009 20:05  

Parabéns pela "Teresa", nem sabia q era "loca"!! Ta show ela, muito "MARA"... SUCESSO COM ELA!!

Gigica 20 de maio de 2009 20:06  

AH... ESQUECI... OS VÍDEOS FICARM 1000!!!!!

vagner-costa 20 de maio de 2009 22:17  

Putz...esta TL é Show de bola !!!!!!!!! Zerada !!!!!! Ficou 10 !!! Quem já andou nela sabe que é uma máquina !!!! Parabéns Pedro !!!!!!
obs: Ficou muito legal as fotos e o video do site.

Adriel luiz 7 de agosto de 2009 14:09  

Ficou muito legal
mas eu queria saber aonde voces encontraram a garnição do vigia
e dos vidros laterais traseiro estou procurando mas nao acho

Anônimo 24 de outubro de 2010 23:24  

porque não tem placa preta ?